domingo, 2 de agosto de 2009

A MÚMIA


Em Viçosa (MG), maio é o mês de Santa Rita de Cássia, padroeira do município. A cidade abre os braços para receber os turistas religiosos que povoam a cidade. A paróquia, promove além das tradicionais coroações a Nossa Senhora; bingos, corridas rústicas, brincadeiras para as crianças, a missa concelebrada e a famosa procissão das rosas!
Nesse dia, as festividades para Santa Rita transcorreram normalmente, e minha família foi a missa concelebrada por vários padres da região. O ponto alto da festa seria a procissão ao final do dia pelas ruas da cidade!
Quando meu pai e minha mãe saíram para procissão, a cidade já estava lotada. A procissão sempre começava as cinco horas da tarde. Sempre a mesma formação: duas filas de pessoas de cada lado da rua, o carro de som com o padre e ajudantes no centro, rezando o terço, e o carro carregando a padroeira do município logo atrás. Um carro coberto de rosas, de vários matizes ou somente vermelhas... Maravilhoso como sempre!!!
A procissão já estava na Gomes Barbosa, todo mundo desfiando inúmeros terços pelo caminho... Meu pai e minha mãe, um na frente do outro, caminhavam silenciosamente, quando minha notou que várias crianças estavam olhando intrigadas para trás, porque haviam percebido algo estranho ou engraçado na procissão!
_ Olha a múmia, olha a múmia! diziam as crianças.
Mamãe olhou para trás e percebeu que papai, carregando uma vela na mão, havia dormido, mas andava mesmo assim, parecendo uma múmia. Pois que andava, dormindo, e ainda por cima com uma vela na mão! Estava mesmo hilário!
Mamãe, deu cutucão para trás, e falou com papai:
_ Pedro! Acorda homem! Você está andando dormindo no meio da procissão e as crianças estão rindo da sua cara!
Papai acordou assustado, porque em meio ao seu cansaço, não percebeu que estava "andando dormindo"!
_ Também Chiquita! Eu falei a você que estava cansado! Mas você não me deu ouvidos! Me "intimou" a ir ao procissão com você!!!
Vendo aquela cena hilária, em meio a procissão outras pessoas também riram muito! Mas para as crianças, meu pai ao acordar, perdeu a graça e uma delas chegou a comentar:
_ Ah! Não tem mais graça, a múmia acordou!

Fonte: Blog Ideias de Milene (post original)

2 comentários:

Sandra disse...

Parabéns amiga!
Mais um blog.
Está ficando muito xique, amiga.
Com carinho
Sandra

Mylla Galvão disse...

Sabe amiga? assim vc vai conhecer um pouco mais de mim na minha infância... Acho que vai gostar...
bjs