terça-feira, 24 de novembro de 2009

COROAÇÃO A SANTA RITA !!!


Aqui na minha cidade - Viçosa (MG), em Maio coroa-se Nossa Senhora e depois as mães das crianças oferecem doces e guloseimas a elas.
Muitas daquelas crianças que vão ali, vão somente para ganhar doces.
Nessa época eu e uma amiga ajudávamos a colocar as crianças a subir ao altar e até a coroar Nossa Senhora... A gente ficava sempre atrás das crianças - eram sempre aos pares que se coroava e que se colocavam palmas!
Nesse dia substituíram Nossa Senhora por Santa Rita, porque era o dia dela - 22 de Maio.
No meio da coroação, quando as crianças estavam já, coroando Santa Rita, eis que surge no meio da nave da igreja, uma mulher completamente louca gritando a plenos pulmões:
_ Tira as mãos de Santa Rita!!! Tira as mãos de Santa Rita!!!
Foi um custo conter a mulher. Foi preciso que várias pessoas a agarrassem. Ela queria subir ao altar para "coroar" a Santa de qualquer maneira!
Os "anjinhos" no altar, não entendiam nada... Quando a mulher entrou gritando na igreja, as duas crianças iam depositar a coroa em Santa Rita, mas levaram tanto susto, que "pararam no ar" a coroa!
Em dado momento, uma das duas crianças virou para trás, onde estávamos eu e a minha amiga e disse:
_ Tia! Os braços da gente estão doendo! É para colocar ou não a coroa em Santa Rita?
_ Coloquem a coroa na cabeça da Santa! Quando essa Confusão acabar, a gente começa tudo de novo!
_ Estamos cansadas de ficar em pé aqui tia! A gente pode sentar?
_ Pode!
Márcia, vamos colocar todos os "anjinhos" sentados... Assim eles não ficam cansados. Quando tudo terminar, a gente coloca todo mundo de pé de novo!
Uns 40, 50 minutos depois da confusão toda, a coroação pode seguir normalmente! As crianças ofertaram as palmas e a coroa à Santa Rita e depois desceram do altar e se dirigiram para o lado de fora da Igreja para ganhar os doces!
Naquele dia, houve muitos e muitos docinhos!!! Mas eu confesso: quando aquela mulher entrou gritando, levamos um susto e depois rimos a valer lá trás!!!
Foi um custo conter as crianças naquele altar!!!

Um comentário:

Renata Peixoto disse...

Milla,
Vim agradecer o comentário carinhoso que você deixou na minha entrevista no Vida Blogueira.
Beijão
(minha mãe nasceu em Viçosa)